sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A melhor música do planeta

Como criador e produtor de música brasileira, vale dizer, da melhor música do planeta (ao menos em termos de variedade de ritmos,  já que qualquer outro critério será subjetivo), fico imaginando música do Brasil fazendo parte de filmes em qualquer parte do mundo; tocando nas rádios(daqui e de lá) ,  sendo levada por empresários brasileiros interessados em vincular  o melhor produto do país a seus produtos, através de festivais de música, congressos, workshops, ou quaisquer meios. E, porque não?, levada pelo próprio governo, de forma sistemática, aproveitando a simpatia que já se manifesta pela música brasileira em tantos países.
Verdade que seria necessário também um mercado interno forte .  Assim, formar platéias (como também para outras manifestações artísticas, muitas das quais se utilizam da música); regular as rádios, no sentido de que, sendo concessionárias do governo, teriam de cumprir certas condições mínimas para funcionar, como por exemplo...pagar direitos autorais aos compositores!  Assim com as TVs que, além de relutarem em pagar estes direitos (a maioria) recebem a concessão do governo, e sublocam seus espaços.  Naturalmente que estou falando de um problema político: as concessões de rádio e TV sempre foram regidas por interesses político-eleitorais, distribuição de poder. 
Embora parecendo ingênuo, penso que seria um caminho em tudo nada ingênuo, pois o lucro que adviria de tal política poderia ser imenso.  Aliás, um lucro tão grande quanto o que se alcança quando há preocupação com a educação em geral.  Bem, mas isso já não é mais ingenuidade, é utopia, delírio total.    Pois é exatamente nesse delírio que eu estou interessado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário